ESCOLHA AOS 18 ANOS, REAVALIE AOS 25

By Aline Silveira - Cupido Brega - 21:34:00

Eu sei que a vida lhe pede pra saber o que você vai ser quando crescer desde que você aprende a formar as primeiras frases. Sei também que o mundo vai exigir que todos os jovens ao sair da escola (em alguns lugares até antes) saibam exatamente o que vão exercer por toda a sua vida como trabalhadores. 

Mas me parece um tanto injusto que tenhamos de ter tanta certeza das coisas em uma idade que mal podemos começar a dirigir, em que começamos obrigatoriamente a votar e quando começamos a poder frequentar lugares antes proibidos. É tanta coisa nova, é tanta coisa pra fazer ver a vida por outros ângulos. 

Mas mais injusto ainda é obrigar alguém a realmente permanecer nessa escolha. Fazendo aquele que próximo aos 30 resolve começar de novo ser taxado muitas vezes de sonhador, sem rumo, indeciso e tantas outras coisas. Chega a ser cruel boicotar alguém empolgado em se reinventar usando de argumentos como ‘’ mas você vai perder todos os anos da faculdade. ’’ 

Uma das minhas frases favoritas ‘’ Antes tarde do que mais tarde. ‘’

Conhecimento nunca se perde. O que eu estudei em mecânica de usinagem e em técnico de segurança do trabalho, volta e meia respingam nas atividades que exerço hoje. Às vezes o conhecimento adquirido é sobre a vida e sobre nós mesmos e até sobre o que definitivamente não queremos para as nossas vidas. 

Este texto não é de forma alguma para desencorajar você jovem a fazer escolhas e correr atrás de oportunidades. Não é pra você mostrar pra sua mãe como justificativa do tempo que você passa coçando e dizendo que vai esperar saber o que quer da vida para só depois começar a buscar. 

Como eu já disse em outras ocasiões, a melhor maneira para saber do que se gosta de fazer e em quais atividades se tem mais facilidade é tentar. É aprender coisas novas e abrir a mente para o que você nem imaginava que existia. 

O propósito deste texto é fazer você saber que se daqui a um tempo você acordar e perceber que precisa de uma mudança, que você não deve deixar a sua graduação, pós, doutorado, o cargo de anos e a opinião alheia interferirem na sua escolha. Que não deve justificar a sua estagnação com ‘’já passei da idade’’ ou frases do gênero. E que se for preciso você se RE reinventa, seja aos 25, 35 ou em qualquer momento que sentir a necessidade.

Facebook 💚 Instagram 💚 Twitter 💚 Snapchat 💚 YouTube

  • Share:

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

14 comentários

  1. "Às vezes o conhecimento adquirido é sobre a vida e sobre nós mesmos e até sobre o que definitivamente não queremos para as nossas vidas"
    Que texto maravilhoso!! Eu fiz faculdade de Produção Cênica, ainda não trabalho na área, mas pretendo. E acho tão chato quando as pessoas falam 'ah, mas você já está ficando velha', 'tem que se decidir logo' e blá blá blá fuck!
    É tão mágico você poder se reinventar em qualquer idade... Enfim, amei seu texto ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, pois é, eu tenho sérios problemas com aquelas perguntas das entrevistas de emprego ''como você se imagina daqui a 5 anos'' ... eu projeto as sensações que quero viver e não o nome dos cargos pra ocupar. Mas se eu não disser algo como ''Diretora sênior do caralh@ a quatro'' eu vou ser considerada sem foco.

      o.O

      Excluir
  2. Muito interessante e edificante o seu texto,escrevi algo sobre essa questão de se redescobrir no meu blog,e é bem como você disse no seu post,independente da idade devemos quando sentirmos necessário mudar as nossas vidas e nos reinventarmos.
    Obrigada por visitar o meu blog e parabéns pelo seu e já me tornei seguidora.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sempre, é tão incrível quando encontramos pessoas de 60,70 anos voltando a estudar. Acho lindo!

      Obrigada, beijos

      Excluir
  3. Gostei muito do seu texto. Se reinventar é necessário sempre que alguma coisa te faz infeliz, não importa a idade que você tenha.
    Acho super importante fazer sempre o que te faz feliz, mesmo que tenha que mudar de ideia mil vezes.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''mesmo que tenha que mudar de ideia mil vezes.'' Uma rápida lida na minha bio e nesse texto já se nota que sou adepta dessa ideia kkk ☺

      Beijos

      Excluir
  4. Muito bom o texto! E veio em boa hora pra mim, viu? Me encorajou a fazer o que eu já estava pensando: tentar. Eu tenho técnico em Segurança do Trabalho também, mas sou formada em Licenciatura em Educação Física e amo o que faço. Mas as coisas tão tão difícil na área que eu estava pensando em começar outra coisa, tentar algo diferente. Acho que vou começar a estudar outra coisa enquanto tento fazer as coisas darem certo com o que eu amo. "Antes tarde do que mais tarde", frase perfeita <3

    Um beijo grande e obrigada por esse texto!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pode te ajudar de alguma forma, tentar sempre. Eu que agradeço pelo seu comentário.

      Beijos 😘

      Excluir
  5. As coisas acontecem quando a gente menos espera né? E na maioria das vezes é fora dos nossos planos, mas isso é bom pra gente se auto conhecer mais e, como você falou, abrir a mente para o que a gente nem imagina existir. Fora que os pensamentos de antes são sempre mais imaturos né? Conforme a gente vai crescendo é que podemos ver mais claro sobre cada questão. Enfim, adorei o post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos valores, nossos objetivos de vida vão mudando conforme o tempo, então é sempre necessário reavaliar o caminho que estamos seguindo. Meu exemplo bobo pra ilustrar isso é sempre pedir pra pessoa imaginar a primeira paixonite da escola e do quanto se descabelava por aquela pessoa ... Se ainda quer casar e ter filhos com aquele príncipe ou princesa encantada? kkk

      Obrigada e Beijos.

      Excluir
  6. Olá,
    Esse texto é muito verdade, eu estava discutindo exatamente um assunto parecido esses dias, hahaha. Nunca é tarde para mudar, se reinventar, se reavaliar, seja na vida profissional ou no resto.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, não só na parte profissional, nunca é tarde pra recomeçar.
      Gosto de saber que mais pessoas tem pensado sobre essas coisas.

      Beijos

      Excluir
  7. Meu Deus, amei esse texto! É um inferno as pessoas cobrando o tempo todo, "e aí o que você vai fazer na faculdade?" AI QUE SACOOOOOOOO
    eu fico tipo: "dá um tempinho pra mim, dá?"
    Estou apaixonada pelo seu blog, aqui é tudo lindo! <3
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive como se quem gosta de questionar fosse sempre super bem resolvido né, pq na maioria das vezes tbm não é. Aliás,todos temos dúvidas.
      Obrigada
      Beijos

      Excluir