FUTURO UTÓPICO?

By Aline Silveira - Cupido Brega - 08:40:00

Kit estava pela milésima vez remexendo naquela caixa. Aquele objeto que não tem nem 100 anos, mas ele sempre tratou como uma relíquia pré-histórica. Ele ficara abismado em saber que nem a geração de sua avó tinha o costume de guardar fotografias em caixas, mas ao mesmo tempo, não havia uma distância tão grande, em anos, para as pessoas que mantinham esse hábito. Inclusive, não havia tantos anos assim que o separavam da pessoa que montou aquela caixinha azul. 

Ele tinha certeza que era a moça de olhos pequenos e cabelos escuros. Ela estava na maioria das fotografias manchadas, só poderia ser ela. Nas fotos em que ela não aparecia, ou que havia outras pessoas ou animais, sempre era alguém diferente, apesar de todos se parecerem. Eram pessoas um pouco mais gordas que a moça e de olhos maiores ou mais abertos. 

Kit ficava se perguntando como era viver em uma época em que diferenças étnicas se davam por coisas tão sutis, como o tamanho dos olhos, cor de pele (na verdade a tonalidade apenas) ou tipo de cabelo? Ele aprendeu na aula de história das civilizações, que as pessoas, ou algumas delas, se consideravam de raças diferentes por coisas como essas. Ele ria sozinho imaginando como essas pessoas se sentiriam se soubessem que não muitos anos depois, elas teriam netos e bisnetos com rabos fluorescentes-metálicos e grossas antenas e outros sem nada disso, porém, com a pele escamada como os peixes. Que pessoas de uma mesma família, que ao longo da vida cultivaram hábitos completamente diferentes, tiveram sua caminhada evolutiva para lados tão distintos. 

Pelo que Kit aprendeu sobre aquela época, os conflitos políticos eram grandes e as opiniões muito conflitantes. Era muito difícil verem como iguais o marrom claro e o marrom escuro, o homem e a mulher. Como seria complicado para essa sociedade arcaica lidar com pessoas de todas as cores do arco-íris andando pelas ruas. Ainda bem que os tempos já são outros! 

Kit apenas gostaria de poder dizer a aquela jovem, que ao contrário do que aquelas pessoas que eram diferentes dela possam ter dito, ela foi e ainda é a pessoa mais linda que os seus olhos grandes e brilhantes já tiveram a oportunidade de ver. 


Imagem by Pinterest

  • Share:

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários