ETIQUETA URBANA TRENSURB? Mais fácil ensinar boas maneiras a meus cães!

By Aline Silveira - 23:44:00

Andar de trem perdeu a graça que sempre teve.


A ideia de me atirar num banco com janela, colocar os fones de ouvido e esquecer o mundo criando um clipe, unindo música com a paisagem da rua, está sendo destruída desde que começaram a funcionar as tão maravilhosas novas estações.

Aumentam as pessoas, aumenta o número de casos de péssima educação também.

Quer saber por que o Brasil não vai pra frente? Passe uma tarde, em horário de ''pico'' dando uma voltinha de trensurb, não vai precisar de muito pra você observar pessoas se atropelando por um lugar sentados, gente que vê mulheres grávidas e gente idosa de pé e age como ''o problema é deles''.

Pessoas sem um pingo de bom senso, de perceber que se vagou um lugar, a pessoa que está por perto e a mais tempo de pé, deveria ter o direito de se sentar, e não que ''foi dada a largada, sente-se quem não for pisoteado''...

Pessoas que não conseguem agir com gentileza, educação, que não conseguem discernir ter atitude de estar agindo ridiculamente (sim, pois tem aqueles que se acham o máximo, que julgam tontos aqueles que esperam e deixam ser passados pra trás).

Ir de pé é cansativo, mas agir feito animais que precisam garantir sua comida na selva, é vergonha pra uma sociedade.

Hoje mesmo, enquanto chegava o trem, dava pra notar que no último vagão teria uns 3 lugares vagos, eu estava parada num local onde pararia uma porta, e estaria reto a um desses lugares. Não é que uma senhora, que notou os lugares a alguns metros antes do trem parar, saltou correndo, se atirou na minha frente, podendo até causar um acidente e ''mergulhou'' porta dentro se atirando no acento.

Deu vontade de xingar, mas minha educação prevaleceu. Mas é assim que depois se ouvem noticias tristes nos jornais e grandes empresas de transportes pagam multas por irresponsabilidades das pessoas. O manual de etiqueta no trem ta lá, nas placas, atrás das passagens, nos avisos dados frequentemente pelos auto falantes. Mas educação vem de berço. E ser pobre e ignorante de estudos também não justifica não saber viver em comunidade, os índios vivem em ocas nas florestas e são muito mais organizados que muitos que se dizem civilizados.

  • Share:

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários