FACES OPOSTAS DO MERCADO DE TRABALHO ATUAL

By Aline Silveira - 16:18:00

'' Com experiência '' '' estamos dando prioridade a alguém mais jovem ''

Como assim?? Quando temos 20 anos somos jovens demais, e não temos experiência suficiente e logo após os 40 as portas já começam a se fechar porque você já é considerado '' velho '' ... 

MUNDO INJUSTO ESSE ... 

Eu tenho feito algumas observações, sobre coisas que considero erradas nas empresas, e uma delas e a falta de oportunidades para jovens, um funcionário só porque está a mais tempo na função e tem amizade com os patrões, muita vezes tem seu cargo garantido até quando quiser, já que esse amigo/chefe, não vai por a risco essa amizade de anos, e o funcionário já tem muita experiência não é mesmo, pra que, colocar um rapazote que mal saiu das fraldas né?! 

Porque esse '' menino '' pode vir cheio de idéias e mudanças que podem dar um up na empresa, mas se você substituir o seu funcionário antigo e acomodado, o que ele vai fazer, já que provavelmente outra empresa não vá contrata lo? 

Assim o jovem cheio de idéias mas sem oportunidades acaba por se contentar por um emprego medíocre, enquanto o velho funcionário não perde o emprego porque por amizade e dedicação ele não merece perder, já que não vai conseguir outro por função da sua idade, mas contrapartida, também não vai se especializar, não vai tentar ser melhor naquilo que faz, tendo não apenas experiência, mas também preparação, pra que né???!!!!! 

E quando precisar de outra pessoa no seu lugar, (agora entramos em um ponto que considero muito podre) vai ser substituído pelo '' filho de alguém '' ... 

E o ciclo continua, porque capacidade, formação, horas dando duro sonhando com o emprego decente, não te levam a muita coisa, se você não é filho ou conhece alguém na empresa onde quer um espaço! 

Eu ouvi alguém dizer, que uma moça foi procurar estágio e pasmem, exigiram dela já ter feito algum estágio para lhe dar a vaga! 

Outra coisa é a incapacidade de certos funcionários, eu citei o antigo funcionário, mas não quer dizer que só esse deva ser substituído e nem que todos os antigos merecem ser trocados. Me refiro aqueles que tem sua vaga por algum motivo que não seja sua capacidade e que não fazem nada pra melhorar, aquele que ta lá só '' enchendo linguiça '' enquanto ta cheio de gente recém formada, querendo uma oportunidade e não consegue... 

Faz tempo que as coisas são assim, mas hoje as pessoas estão cada vez mais qualificadas para as mais diversas funções, e com cada vez mais idéias e são justamente essas idéias, essa renovação, que vai mudar essa forma de seleção de funcionários. 

Mas isso não significa que esses que não querem mais empregar os mais velhos, estão agindo certo, porque deve se sim, levar em consideração toda a carga de conhecimento que tem essa gente, preparada na escola da vida. Esses funcionários que como todo ser humano ficam mais maduros ( pra parar de chamar de velhos), mas que continuam querendo se dedicar a alguma coisa, muitos querendo aprender e que tem muito a ensinar a quem ta começando. 

O que me parece mais correto a fazer é essa mescla de gerações, bagagem mais atualizações, coisa tão simples que esses empresários que entendem tanto de tanta coisa, tantos cálculos e não percebem algo tão simples ... 

Eu nunca entendi como funciona uma bolsa de valores, e nem porque aqueles caras ficam no celular tanto, mas observo o dia a dia das pessoas, eu ouço os sonhos dos jovens e fico atenta ao que pode me ensinar os mais velhos, eu não entendo muito de negócios, mas eu acho que quando você faz algo que te deixa bem, você faz aquilo bem.

  • Share:

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

3 comentários

  1. a realidade nua e crua,muito bom o post

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Aline!
    Sinto discordar com você, mas realmente no mundo de hoje o jeito é ter CONTATOS. Para tudo, conhecer alguém é muito importante sim! Mas não é só por isso que as pessoas ficam anos dentro das empresas, se chegaram onde estão foi por merecimento. O funcionário "acomodado" de hoje, foi o que trabalhou duro por muito tempo e mereceu este descanso. O "filho de alguém" que entrou agora, pode até ter entrado por conhecer alguém, mas só permanece la dentro se tiver CAPACIDADE, e isso não são os colégios, faculdades e cursinhos que ensinam.
    Isso é chamado de "FILLING", nas empresas...e..ou vc tem, ou vc NAO tem!

    ResponderExcluir
  3. @Michele, desculpe a demora para me pronunciar, mas não tinha visto seu comentário, e SIM, o que mantém o emprego não é ser filho de alguém, mas a facilidade pra ter a oportunidade sim, e foi principalmente pra ressaltar isso que eu escrevi o texto, pois existem pessoas muito mais capacitadas que não conseguem espaço por não ser o tal filho de alguém... E quanto a o funcionário acomodado eu acho sim que se a pessoa ainda está no mercado de trabalho ela precisa estar sempre atualizada, claro que pra alguns mais velhos certas ''modernidades'' não são bem aceitas, mas não ficar parado estando apenas lá por estar, descançar é pra quando se aposentar!

    ResponderExcluir